Discentes do IIG visitam laboratório de Inovação em Governo
Visita ao GNova Lab da ENAP traz muitos ensinamentos alinhados ao que os discente tem estudado em sala de aula
Os discentes do instituto de Inovação em Gestão (IIG) do Campus Cidade Ocidental, matriculados na disciplina Políticas Públicas, sob a orientação do Professor Doutor Victor Vicente, realizaram no passado dia 12/11, uma visita técnica na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), onde visitaram o Laboratório de Inovação em governo (GNOVA LAB) e o Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial (LIIA). Os alunos ainda participaram de palestras sobre inovação e um realizaram um tour guiado pela Instituição. O intuito foi de trazer os alunos do ensino superior para conhecer mais sobre a relação prática entre o uso de tecnologias e gestão no setor público brasileiro. Estiveram também nessa visita técnica discentes e docentes do Instituto Federal de Rondônia.
O prof. Victor que leciona na disciplina de Políticas Públicas no IIG relatou a importância e o impacto da visitação de seus alunos às instalações da ENAP: “A visita ao GNOVALAB/ENAP foi realizada com os alunos do primeiro período dos seis cursos do Instituto. Nos diversos ambientes da ENAP aprenderam como os especialistas em inovação no setor público constroem soluções para desafios das políticas públicas em parceria com instituições, utilizando a experimentação e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias.”
A visita aconteceu com o envolvimento do docente Rubens Damasceno que atendeu ao convite feito aos docentes e servidores do Instituto. Os discentes que tiveram a oportunidade de realizar a visita elogiaram bastante e inclusive demonstraram interesse em fazer estágio na ENAP. Os alunos tiveram oportunidade de realizar perguntas, tirar dúvidas e ver na prática como funciona os processos de criação e experimentação de tecnologias que suportam os mais variados setores de políticas públicas.

A seguir trazemos o depoimento dos discentes que participaram da visita:
- "A visita técnica à ENAP foi extremamente enriquecedora e ampliou minha compreensão sobre o papel da instituição na formação e na inovação dentro da gestão pública. As palestras apresentadas evidenciaram o compromisso da Enap com o uso de evidências, com a qualificação de servidores e com a promoção de práticas inovadoras. Foi uma oportunidade muito valiosa para observar de perto iniciativas que fortalecem as políticas públicas e aprimoram os serviços oferecidos à sociedade." - Rayssa Sá, discente do curso Administração Pública.
- "Na visita à ENAP, tivemos a oportunidade de conhecer o GNova e entender de forma mais clara como a instituição funciona no dia a dia. Durante a atividade, vimos como o laboratório desenvolve soluções voltadas para melhorar os serviços públicos, utilizando métodos de inovação. A equipe também explicou alguns exemplos de projetos já realizados, mostrando na prática como essas iniciativas ajudam órgãos públicos a oferecer serviços mais eficientes. A visita foi uma experiência muito positiva e ampliou nossa visão sobre o papel da inovação na gestão pública." - Geovana Rodrigues, discente do curso de Inteligência Artificial aplicada à Gestão Pública
- "A experiência da visita proporcionou aos alunos vislumbrarem outros aspectos da administração pública, com foco nas pessoas e suas especificidades, enfatizando a participação da comunidade no sentido de buscar iniciativas eficientes, transparentes e que verdadeiramente se prestem ao serviço público. Conteúdos abordados na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, como design thinking, ou mesmo sobre a disciplina Políticas Públicas implementadas pelo modelo top-down, foram abordados na palestra." - Tanívia Pinheiro, discente de Inteligência Artificial aplicada à Gestão Pública
- "A Escola Nacional de Administração Pública é o que de mais moderno existe para inovação em gestão. No ato da visita, não havia alguma reunião de trabalho acontecendo. Então a funcionária conduziu uma exploração guiada do ambiente do laboratório GNOVA de forma que a rotina do expediente fosse visualizado.O Conteúdo das reuniões são todas baseadas na resolução de problemas públicos no escopo dos conceitos de Design thinking. Neste momento da explanação, houve um cochicho unânime: " Nossa, estamos aprendendo isso em sala de aula" - Thiago Oliveira, discente de Gestão de Saúde Digital